Visitei A Fazenda Do Escravo Com Mais De 200 Filhos O “pata Seca”

FAZENDA SANTA EUDÓXIA
São Carlos - SP #fazenda363

A Fazenda Santa Eudóxia foi fundada nas terras da antigas sesmaria do Eleutério. Foi adquirida em 1869 de Eleutério Furquim de Campos através de uma negociação intermediada por Jesuino Arruda. Pertenceu ao coronel Francisco da Cunha Bueno e a seu genro e sobrinho, Alfredo Ellis, que iniciaram a plantação de café e tornaram grandes latifundiários e pioneiros deste cultivo na região de Mogi-Guaçu.

A sede foi construída por volta de 1870, mesmo momento em que se iniciou a plantação de café no local, tornando-o uma das fazendas mais produtivas no sertão de Mogi-Guaçu.

Em 1897 chegou a produzir em torno de sessenta mil arrobas, conseguindo a mesma proeza em 1899. Com relação à plantação de café, possuía em torno de um milhão de pés em 1905.

Antes da ferrovia chegar até São Carlos, a produção era transportada via rio, o Mogi-Guaçu, até Porto Ferreira, que já possuía uma estação ferroviária. Quando São Carlos teve sua estação implementada, a produção passou a ser escoada por lá e entre 1892 e 1893, foi finalmente inaugurada um tramo ferroviário em Santa Eudóxia.

A estação de Santa Eudóxia foi aberta dentro da Fazenda Santa Eudóxia e inicialmente transportava café, sendo posteriormente utilizada para carregar gado, algodão e leite. Em 1898 também foi utilizada para transportar dois bandidos que se encontravam escondidos na Fazenda Santa Eudóxia e eram acusados de roubo e assassinato. A estação ficou em atividade até 1962.

Cunha Bueno veio a falecer em 1903 e na década de 1920, por problemas financeiros, Alfredo Ellis transfere a fazenda para uma companhia inglesa.

A fazenda recebeu o nome de Santa Eudóxia em homenagem à esposa de Cunha Bueno, Eudóxia Henriqueta de Oliveira, morta por envenenamento alguns anos antes. Segundo a família, foi uma vingança de uma escrava.

Escravizado reprodutor com mais de 250 filhos, você conhece a história do escravizado “Pata Seca”??

📌Veja a história completa no link abaixo.
👇🏼👇🏼
youtu.be/j1KbdV658vE

O nome pata seca era porque ele tinha mãos grandes e dedos finos e ressecados, por isso ficou conhecido por “pata seca”.

Comprado por contrato em 1849, Pata Seca (1827-1958) foi um escravizado reprodutor do grande latifúndio da Fazenda Santa Eudóxia. Tendo vivido 131 anos, teve mais de 250 filhos.

Pata Seca foi comprado por um tropeiro na vila de Sorocaba, por volta de 1849, de lá foi vendido para a Fazenda Grande em São Carlos no distrito de Santa Eudóxia, seu dono era o Visconde da Cunha Bueno.

Ali ele foi criado e logo selecionado como escravo reprodutor da fazenda, pois era muito forte, alto e tinha canela fina, uma das características tidas como importantes na época para gerar filhos homens, fortes e saudáveis. Ele tinha 2,18m de atura e por isso se destacava muito no serviço braçal.

Naquela época acreditava-se que escravos com a perna fina tinham mais filhos homens, muito interessante para aqueles que os escravizavam, pois assim conseguiam mão de obra de graça.

Ele trabalhou com o trato dos cavalos da casa grande e com as correspondências da cidade de São Carlos para a Fazenda Grande, por isso comia melhor e tinha mais benefícios do que os escravizados em geral. Logo ele ficou por conta somente da reprodução e servido leves.

Ele era querido pelos donos da fazenda, e só ia nas senzalas para reproduzir com as escravizadas (inacreditável né pessoal). Seus filhos e irmãos não tiveram a mesma sorte. Acorrentados, foram treinados para servir de força de trabalho e morrem bem antes.

Em 1888 quando foi abolida a escravidão no Brasil, o escravo Pata Seca foi registrado como Roque José Florêncio. Casado e em seu sítio chamado ”sítio pata seca”...

youtu.be/j1KbdV658vE

Fonte: @paulo_victor_fa

Nosso site:
fazendasantigas.com

📌Me segue lá no Instagram pra ver os bastidores das viagens
instagram.com/paulo_victor_fa/

📌Conheçam nossos produtos:
fazendasantigas.com

👉🏼Acompanhe nosso Instagram:
instagram.com/fazendasantigas/

👉🏼Fale comigo:
linktr.ee/fazendasantigas

  • VISITEI A FAZENDA DO ESCRAVO COM MAIS DE 200 FILHOS, O “PATA SECA” ( Download)
  • PATA SECA: O ESCRAVO REPRODUTOR DE 130 ANOS COM 200 FILHOS | HISTÓRIA DO BRASIL ( Download)
  • ESCRAVO foi PAI de 250 FILHOS e viveu até 130 ANOS - Fazenda Paulista ( Download)
  • PATA SECA-ESCRAVO PAI DE MAIS DE 200 CRIANÇAS ESCRAVAS ( Download)
  • PATA SECA O ESCRAVO REPRODUTOR COM MAIS DE 200 FILHOS E VIVEU 130 ANOS ( Download)
  • A História Escondida do Escravo Reprodutor no Brasil! ( Download)
  • Pata Seca the slave with over 200 children ( Download)
  • O ESCRAVO REPRODUTOR CONHECIDO COMO PATA SECA ( Download)
  • UM FOTÓGRAFO e um LEGADO para o BRASIL (MARC FERREZ) Photographo da Marinha Imperial ( Download)
  • A COMIDA DOS ESCRAVIZADOS ( Download)
  • A história do escravo Pata Seca ( Download)
  • PÊNIS / ARTEFATO UTILIZADO EM ESCRAVOS REPRODUTORES ( Download)
  • O homem que era um escravo reprodutor -Pata Seca ( Download)
  • Pata seca, o escravo reprodutor. Pata seca, viveu 131 anos produziu 248 filhos. Escravo reprodutor. ( Download)
  • pata seca ( Download)