CUPOM DE DESCONTO EXCLUSIVO DO CANAL DO YOUTUBE: "QUERO1000" ganhe 15% de desconto!
➡ Saiba mais sobre Redação, Temas de Redação, ENEM e outros Vestibulares. Conheça os planos de correção de redação da Imaginie: bit.ly/oferta-img
----------------------------
Olá, galera! eu sou a Yasmine, faço parte do time de conteúdo da Imaginie e também sou professora e corretora de redações e vou dar dicas de gramática para vocês! Vamos lá?!
No nosso vídeo de hoje vamos ver os principais casos de uso da vírgula! Mas, afinal, você sabe dizer o que é uma vírgula? Bom, a vírgula é uma pausa breve. Mas, lembra aquela história de que devemos usar a vírgula para respirar durante a leitura?! Pois é, puro mito! Apesar da vírgula ser uma pausa breve ela não deve ser usada instintivamente, ou sempre que você imaginar que durante a leitura deve dar uma respirada. Ela deve seguir algumas regras específicas para ser usada durante um texto. E hoje, vou mostrar pra vocês os seus principais usos.
Mas antes, galera. Se vocês gostam desse tipo de conteúdo, sobre dicas de português, já se inscreve no nosso canal e conta para gente nos comentários quais são as suas principais dúvidas!
Separei aqui algumas funções principais: A vírgula é usada para SEPARAR, ISOLAR e DESLOCAR.
1. Separação: a vírgula serve para separar termos de mesma função. Como assim yas?
Vou dar uma exemplo para que vocês entendam melhor:
Ano passado visitei França, Espanha e Bélgica.
Todas as palavras separadas por vírgulas são substantivos, nomes de cidades que eu visitei. Vejam, também, que no final eu coloquei a conjunção “e” e, portanto, não usei a vírgula. Essa regra de separação não vale apenas para substantivos, mas para qualquer outra classe de palavras; se você quer dizer que uma pessoa é inteligente, agradável e bonita, ou seja se você quer atribuir a alguém várias características, também deve usar a vírgula para separar cada um desses adjetivos.
2. Isolar o vocativo. A segunda regrinha para o uso da vírgula é a separação do vocativo do restante do período.
Entenda: o vocativo é uma das funções sintáticas do substantivo, é a pessoa com a qual você está falando, sabe?! Seu interlocutor! Vamos ver um exemplo: Maria, venha aqui! A Maria é então um vocativo e deve ser, portanto, separado do restante do período.
3. Separar o aposto. A vírgula também serve para separar o aposto do restante do período. O aposto é um termo acessório e indica uma informação a mais em relação a um outro termo da mesma sentença, ele pode ampliar, resumir, explicar ou desenvolver seu significado ! Ficou confuso?! Vamos dar um exemplo para que fique bem claro! Monalisa, obra de Leonardo da Vinci, está exposta no museu do Louvre. O trecho: obra de Leonardo da Vinci é uma informação a mais, que explica o que é a Monalisa e, portanto, deve ser separada por vírgulas.
4. Separar do restante do período palavras e expressões explicativas, conclusivas, continuativas. As expressões: por exemplo, além disso, isto é, aliás, inclusive, ou melhor, então, com efeito. Todas essas expressões ou palavras introduzem algum exemplo, explicação ou mesmo uma conclusão e, por isso, devem ser separadas do restante do período por vírgulas. Vamos a um exemplo: O sarampo, por exemplo, é uma doença que voltou a assombrar os brasileiros.
5. Isolar as conjunções adversativas: porém, todavia, entretanto, no entanto, contudo, e as conjunções conclusivas: logo, pois, portanto. Sabe os famosos conectivos? Aqueles que você precisa usar para ligar as ideias entre períodos e parágrafos, quando vai redigir uma redação do Enem, por exemplo? Pois é! Esses termos precisam ser isolados do restante do período. Vamos ver um exemplo para que vocês entendam melhor: “Logo, ações governamentais são necessárias para minimizar os problemas.
6. Deslocar termos. Sabe aqueles termos que indicam lugar, tempo e modo? As expressões e palavras que indicam essas questões são chamadas de advérbio e locuções adverbiais e, canonicamente, vêm no fim do período, ou seja, o lugar de preferência desses termos e palavras é no fim do sentença. Mas isso não quer dizer que eles não podem vir no início ou no meio. No entanto, quando isso acontece esses termos deverão ser separados do restante do período. Vamos ver um exemplo?! Ontem, você veio me ver. Porém se a palavra ontem estivesse no fim do período: você veio me ver ontem, não haveria a necessidade do uso da vírgula.
Saber usar as vírgulas é muito importante para produzir textos. Na redação do Enem, por exemplo, você vai ser avaliado quanto ao bom uso da norma culta da língua portuguesa, o que envolve saber usar a pontuação.
Então é isso, galera! Gostou do vídeo? Deixe seu like, compartilha com os amigos e ative o sininho para não perder as notificações!
Um abraço! Até a próxima!
#Virgula #DicasdePortuguês
- USAR A VÍRGULA CORRETAMENTE: Principais casos em que a vírgula deve ser empregada - Imaginie ( Download)
- Quando NÃO usar VÍRGULA Conheça os casos em que a vírgula é proibida! - Imaginie ( Download)
- Uso da Vírgula! Com Prof. Noslen! ( Download)
- VÍRGULA: Como Usar a Vírgula do Jeito Certo! (Aprenda em 11 Minutos!) ( Download)
- VÍRGULA: 5 Dicas SIMPLES Sobre Como Usar a Vírgula (CONCURSOS E VESTIBULARES) ( Download)
- Como usar a vírgula | Português | Quer Que Desenhe | Descomplica ( Download)
- Dica básica de quando NÃO usar vírgula ( Download)
- Vírgula entre sujeito e predicado - Imaginie ( Download)
- REDAÇÃO ENEM: Como usar CONECTIVOS - Imaginie ( Download)
- USO DA VÍRGULA #shorts ( Download)
- Aprenda a usar a vírgula com a palavra MAS ( Download)
- Quando não se deve usar a vírgula ( Download)
- Uso da vírgula no período composto - Imaginie ( Download)
- QUANDO NÃO USAR VÍRGULA ( Download)
- Quando e onde usar a Vírgula (Data e Endereço) ( Download)