Segundo Reinado Politica Interna Resumo De Historia Para O Enem

📚 E-book gratuito com resumos do que mais cai em Ciências Humanas, Linguagens e Redação: bit.ly/2XkPac8
🎓 Curso Enem Gratuito: goo.gl/2rebsa
📑 Resumo completo: bit.ly/3mJrVUw
✔️ Simulado completo: bit.ly/2ROfWH1

Inscreva-se no canal para receber tudo sobre o Enem 100% GRÁTIS
bit.ly/37WGBZi

Sabe como foi a época do Segundo Reinado no Brasil? Vem que o professor Felipe te explica todo o contexto histórico relacionado com a política interna do período em só oito minutinhos :D

Descrição do vídeo:

00:00 - O Segundo Reinado começa em 1840 com um golpe de Estado: o golpe da maioridade, que antecipa (sem alteração da Constituição), a maioridade de Dom Pedro II, que aos 14 anos chega ao trono. Agora vamos lembrar que ele chegou ao trono através de um projeto político de um partido, o partido anteriormente chamado de progressista e agora de liberal. Os liberais, quando chegam ao poder, tendo Dom Pedro II no trono, imaginaram que conseguiriam limitar o poder do imperador. E eles tinham um projeto pra isso: implementar o parlamentarismo no Brasil, fazendo com que o rei reinasse mas não governasse. O rei acabou tomando a devida precaução em relação a isso, destituindo o governo liberal e convocando novas eleições com maioria conservadora eleita no parlamento. Mas para isso, as eleições ficaram conhecidas por suas fraudes e por sua violência, foram as chamadas eleições do cacete. Essas eleições, que levam os conservadores a serem maioria no Congresso e depois resultam num ministério conservador, vão acabar provocando reações das elites liberais de São Paulo e Minas Gerais.

1:17 - Em São Paulo, o movimento é mais forte em Sorocaba. Em Minas Gerais, em Barbacena. Mas são movimentos de caráter especificamente políticos, porque não vão alcançar grande adesão popular, serão facilmente reprimidos pelas tropas imperiais. Depois disso, nós temos ainda um momento bastante agitado no início do Segundo Reinado. Nós vamos ter ainda o momento que Dom Pedro II começa a pacificar revoltas. Ainda em 1840, vai ser pacificada a Cabanagem no Pará, que vai resultar em 30 mil mortos. Em 1841, acontece a pacificação da Balaiada no Maranhão. E nós temos ainda, até 1845, ocorrendo no Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha, que vai ser pacificada através de um contrato de paz. Pacificado esse momento conturbado na História do Brasil, o Dom Pedro II vai tentar dar uma resposta com o objetivo de evitar novas revoltas com tendências liberais. E ele acabou instituindo no Brasil o parlamentarismo em 1847. Mas era um parlamentarismo fake, que ficou conhecido como parlamentarismo às avessas. E por que ele era considerado "´às avessas"? Porque não funcionava como o parlamentarismo britânico. Lá no Reino Unido, o que acontecia e que acontece até hoje: o povo elegia o parlamento e o parlamento escolhia o primeiro ministro, que por sua vez escolhia o ministério. Aqui no Brasil era diferente: através do voto censitário, se elegia o parlamento; mas não era o parlamento que elegia o primeiro ministro (a peça principal do poder executivo), era o próprio imperador quem o nomeava! O imperador, através do seu poder moderador, também podia anular decisões do próprio poder legislativo. Poderia, por exemplo, convocar eleições na hora que bem entendesse. Então não havia no Brasil a supremacia do parlamento.

3:35 - Para compor o novo governo logo após a criação do parlamentarismo às avessas em 1847, nós vamos ter novas eleições para a composição de um novo parlamento. Dessa vez, os liberais mais uma vez saem do poder para dar lugar aos conservadores. Mas os liberais não vão aceitar isso, e vão acabar reagindo principalmente em Pernambuco: é a chamada Revolução Praeira, que vai se estender até 1850. Os liberais defendiam a liberdade da imprensa, o regime liberal, o voto universal, fim da escravidão e medidas de caráter socialista (socializar meios de produção). Defendiam a reforma agrária, queriam atacar o poder latifundiário da família Cavalcanti (em Pernambuco).

6:35 - Dom Pedro II vem com uma nova estratégia: é a chamada política de conciliação, que se consolida em 1853, quando ele vai criar o "gabinete da conciliação". Era uma política de alternância entre conservadores e liberais. E por 15 anos, o Brasil consegue desfrutar de certa estabilidade política.

7:51 - É isso, pessoal! Sobre política interna no Segundo Reinado, é o que temos de mais importante ;) Continuem acompanhando as próximas aulas sobre esse conteúdo. Não esqueçam de dar o like e se inscrever no canal! Beijão :)

GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos

REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito

O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.

  • SEGUNDO REINADO: POLÍTICA INTERNA | Resumo de História para o Enem ( Download)
  • SEGUNDO REINADO | QUER QUE DESENHE | MAPA MENTAL ( Download)
  • Resumo de História: SEGUNDO REINADO (Débora Aladim) ( Download)
  • Segundo Reinado em 5 MINUTOS! - (50 minutos em 5) Débora Aladim ( Download)
  • SEGUNDO REINADO NO BRASIL | RESUMO DE HISTÓRIA PARA O ENCCEJA ( Download)
  • O SEGUNDO REINADO - Curso de História do Brasil pelo Brasil episódio 13 (Débora Aladim) ( Download)
  • Segundo Reinado no Enem: Política, Sociedade e Economia - Brasil Escola ( Download)
  • Política Interna no Segundo Reinado | História para o Vestibular e ENEM ( Download)
  • SEGUNDO REINADO: o início do fim | RESUMO DE HISTÓRIA PARA O ENEM ( Download)
  • SEGUNDO REINADO: ECONOMIA | Resumo de História do Brasil para o Enem ( Download)
  • D.PEDRO-II PARA O ENEM ( Download)
  • Segundo reinado: política interna ( Download)
  • DESEMPACA: SEGUNDO REINADO EM CINCO MINUTOS ( Download)
  • Resumo de História Política Externa no Segundo Reinado | Revisão para o ENEM 2 Reinado ( Download)
  • HISTÓRIA – II Reinado – Política ENEM ( Download)