Santo Agostinho 3 Licoes De Aurelio Agostinho Filosofia Medieval

🤝 QUER AJUDAR O CANAL A CRESCER?: bit.ly/3sZysNn

📚📖 APROVEITE A AMAZON PRIME GRATIS POR 30 DIAS: amzn.to/3wYh9P7

📱 Instagram +QI: instagram.com/mais.qi/

💻 Blog +QI: canalmaisqi.blogspot.com/

~~~~~

📝 Descrição:

Fala pessoal aqui é o canal +QI, no ano de 354, nasce Aurélio Agostinho ou para alguns Santo Agostinho.
Filho de pai pagão e mãe cristã o garoto foi educado para se tornar um grande orador e não levou muito tempo para começar a lecionar retórica para outras pessoas.
Diferente do que muitos acham Santo Agostinho passou muito anos de sua vida seguindo o maniqueísmo, uma religião que considera o bem e o mal como a força que gere o universo.
E apenas em 386 Agostinho se converteu ao cristianismo após uma crise de espiritual, abandonando tudo e começando a se dedicou a criar obras filosóficas com ênfase em questões cristãs.
Tendo como seus principais trabalhos os livros “O livre arbítrio”, “Confissões” e “A cidade de Deus”.
Santo Agostinho chegou até a se tornar bispo o que lhe deu o nome de Agostinho de Hipona, devido o nome da cidade, e ele permaneceu neste posto até a sua morte.
Mas antes de continuarmos lembre-se de se inscrever no canal, e deixar seu like. E me conte aqui nos comentários qual outro pensador você gostaria de ver aqui no canal!
“Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo.” (Santo Agostinho)
Santo Agostinho é um filosofo que pertenceu a chamada idade das trevas, período onde o império romano estava caindo e com isso todos os pensados e filósofos deste período estavam entregando-se ao esquecimento, a igreja mantinha o monopólio do ensino.
E a única filosofia aceita eram as ideias de Platão pois julgavam compatíveis com os conceitos do cristianismo.
Não diferente a escola de Santo Agostinho eram um mix da filosofia grega de Platão e a religião cristã. Agostinho tentava explicar por meio de argumentos racionais porquê da crença em Deus e na alma imortal.
Para Agostinho ao ponto que o homem é um ser racional, ele possui livre-arbítrio, significando que pode escolher agir entre o bem e o mal, desta forma não seria Deus ou outra força a origem do mal no universo.
Para ele todos nascem com a liberdade de escolha, ao modo que é papel do ser humano utilizar sua capacidade de inteligência para definir se suas ações estão certas ou erradas, e não colocar a culpa destas conduta em uma força suprema que rege o universo.
“Não é tanto o que fazemos, mas o motivo pelo qual fazemos que determina a bondade ou a malícia. ” (Santo Agostinho)
O Filosofo ainda completa dizendo que o embora exista sim o mal no universo este contribui para um equilíbrio e até faz do mundo um lugar melhor, pois caso não existisse o mal, não existia vida pensante na terra.
Agora que sabemos sobre sua filosofia vamos a alguns ensinamentos de vida de Santo Agostinho!

Confissões:
É uma das principais obras de Agostinho, que inaugurou o gênero da autobiografia com esse título. Neste livro que intercala orações, reflexões profundas e diálogos com Deus, o autor descreve seus pensamentos, seu processo de conversão, suas angústias e suas experiências de vida. Agostinho elaborou uma nova forma de fazer filosofia baseada, não só em conceitos abstratos, mas principalmente na observação de movimentos psicológicos, motivações interiores e significados de pequenos gestos cotidianos.

Sobre o Livre-Arbítrio:
De libero arbitrio é um livro em três volumes escrito por Santo Agostinho no período de 387-395 d.C., em Roma, logo após ter sido batizado. Trata-se de uma profunda investigação filosófica a respeito da liberdade humana e da origem do mal moral, que se desenvolve brilhantemente na forma de um diálogo entre Agostinho e seu irmão na fé Evódio, posteriormente sagrado bispo de Upsala, na África.

Com o passar dos séculos, a obra tornou-se leitura fundamental no campo da filosofia, não só porque explica racionalmente a origem do pecado, fundamentando-o no abuso da liberdade, mas também porque apresenta, no Livro II, uma prova inconteste da existência de Deus por via puramente racional.

Praticamente nenhum comentador medieval ou posterior que tenha se lançado sobre essas mesmas questões prescindiu desta investigação de Santo Agostinho.

Cidade de Deus:
A origem desta extraordinária obra de Santo Agostinho parece colocar-se num fato bem específico: a invasão e o saque de Roma, em 410, por Alarico, rei dos visigodos. É o que nos conta o próprio santo, quando afirma:"Por isso, ardendo em zelo pela casa da Deus, resolvi escrever estes livros da Cidade de Deus contra suas blasfêmias ou erros"

~~~~~

Créditos:

🎚 Musica: bensound.com​​​​​​​​
Biblioteca de áudio YouTube.

📸 Imagens: emojione.com/​​​​​​​​
br.freepik.com​​​​​​

~~~~~

#SantoAgostinho
#Filosofando
#AurelioAgostinho

Santo Agostinho | 3 Lições de Aurélio Agostinho | Filosofia Medieval.

  • Santo Agostinho | 3 Lições de Aurélio Agostinho | Filosofia Medieval. ( Download)
  • Santo Agostinho (resumo) | FILOSOFIA ( Download)
  • 3 Lições de Santo Agostinho Como ser feliz Filosofia medieval cristã- Estoicismo ( Download)
  • SANTO AGOSTINHO E A PATRÍSTICA | Resumo de Filosofia para o Enem ( Download)
  • Santo Agostinho - Fé e razão na filosofia medieval ( Download)
  • QUEM FOI SANTO AGOSTINHO ( Download)
  • Introdução à Filosofia de Santo Agostinho ( Download)
  • O Pensamento Jusfilosófico na Idade Média ( Download)
  • Filosofia01 Aula034 Santo Agostinho 1 de 3 ( Download)
  • pensador santo Agostinho ( Download)
  • Aula 07: Santo Agostinho e a Patrística ( Download)
  • 5 Lições Valiosas de Santo Agostinho para os jovens de hoje. ( Download)
  • SENTIDO DA VIDA, SOFRIMENTO E SANTO AGOSTINHO - Andrei Venturini Martins | Cortes da Casa do Saber+ ( Download)
  • A Graça De Deus( Santo Agostinho) ( Download)
  • Santo Agostinho e a memória #filosofia #agostinho #shorts ( Download)