Quimica Questao 954

O ar atmosférico é constituído por, aproximadamente, 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases, porcentagens em volume, a pressão de 1,0 atm. Mergulhadores que trabalham a uma profundidade de 30,5 m estão submetidos a uma pressão de 4,0atm, o que requer a substituição de parte do gás nitrogênio pelo hélio nos cilindros de ar comprimido, devido ao efeito narcótico causado pelo aumento da solubilidade do N2(g) no sangue.

Considerando-se as informações e admitindo-se que um cilindro de 5,0 L utilizado por mergulhadores contém 16% de oxigênio, 24% de hélio e 60% de nitrogênio, em volume, com os gases se comportando como ideais, é correto concluir:

01. A pressão parcial do oxigênio, em um cilindro fechado de 3,0 L contendo 2,0 mol de ar atmosférico, a temperatura de 27 ºC, é de, aproximadamente, 16,4 atm.
02. O valor da pressão exercida pelas moléculas de nitrogênio dentro do cilindro é maior do que a soma das pressões parciais do oxigênio e do hélio.
03. A solubilidade dos gases, como o oxigênio e o nitrogênio, em líquidos é inversamente proporcional à pressão aplicada sobre o sistema.
04. O valor da fração molar do hélio no cilindro de 5,0 L é menor do que a fração molar do oxigênio no ar atmosférico.
05. A quantidade total de matéria dos gases dentro do cilindro de 5,0 L, a 27 ºC e 4,0 atm, é de, aproximadamente, 1,2 mol.