O Mal Estar Da Infancia Na Contemporaneidade Com Daniel Becker Pediatra Live Aovivo

a infância vem enfrentando situações cada vez mais opressivas, que vêm piorando nas últimas décadas, desde os anos 1980, com a ascensão do neoliberalismo, e que se agravou enormemente, ao final da primeira década deste século, a partir do surgimento da internet portátil e das telas clicáveis. a pandemia vem coroar esse “massacre” pouco visível que as crianças vêm sofrendo, e que segue se anunciando catastrófico e irreversível (porém mitigável) com a ameaça do colapso climático.

partiremos de um amplo panorama desse conjunto de males ou situações opressivas com a intenção de abrir o campo para o desenvolvimento de temáticas específicas. em primeiro lugar trataremos da questão da desigualdade social no brasil, de como ela se expressa e afeta a infância. em seguida, falaremos da precarização do vínculo parental na modernidade, com a “terceirização” absoluta do cuidado com os filhos, aí incluída a questão da parentalidade distraída – o uso do celular interferindo na conexão.

seguiremos com as questões relativas à alimentação – não apenas da segurança alimentar dos mais pobres, mas da precariedade nutricional provocada pelo uso de ultraprocessados e agrotóxicos em excesso. passaremos, em seguida, ao tema do confinamento e o uso excessivo de telas – tv, tablets, celulares e videogames, com as consequências negativas que vêm sendo demonstradas, e agravadas com a explosão do uso durante a pandemia.

a vida escolar será abordada, tanto pelas consequências de sua longa interrupção na pandemia, quanto por sua obsessão conteúdista e de competitividade, modelo que dá pouco espaço para a individualidade e/ou para aquele que desvia, além de criar um excesso de deveres de casa e uma adultização precoce. adultização agravada pela publicidade, modismos e consumismo que a impulsiona.

por último, e como análise geral desse panorama, discutiremos o problema da medicalização excessiva da infância e da crise ambiental em suas consequências negativas para as crianças, procurando apontar para saídas que passam pelo investimento político e social na primeira infância; o vínculo renovado nas famílias; a mudança na educação; e a convergência saúde – sustentabilidade.

#live #aovivo

palestra do módulo "a canoa virou: infância e pandemia", de rinaldo voltolini

por mais que a inteligência humana possa criar embarcações (um passo a mais na saga do domínio do homem sobre a terra) a natureza do rio mostra-se sempre capaz de virar a canoa. um vírus, fenômeno da natureza, foi capaz de virar a grande canoa humana na qual viajávamos todos na crença de um percurso controlado e soberano. com o naufrágio, uma responsabilidade frente às crianças se coloca. como estão “vivendo” as crianças na pandemia?

um aumento do sofrimento psíquico, assinalado por estatísticas médicas, mas, sobretudo, percebido por aqueles que acompanham de perto as crianças, sugere que analisemos, com a devida complexidade, a situação de reorganização social promovida desde as medidas sanitárias de controle da pandemia.

fatores tão diversos como a restrição de movimento, de exposição ao sol e ao ar livre; a intensificação, potencialmente tóxica, das relações familiares produzidas pela maior convivência; a hiper-exposição às telas; o corte da alternância de lugares simbólicos, permitida pela frequência à escola; a presença cotidiana concreta da morte (a própria e a de entes queridos); a instabilidade na prospecção da vida – imaginação do futuro – jogam um papel importante quando se trata de pensar no sofrimento psíquico da criança no contexto pandêmico.

como compreender a complexa dinâmica estabelecida por esses fatores, sem recorrer a medidas de cunho pragmático e de entendimento simplista, bem típicas de nosso tempo, tais como a medicalização automática e maciça do sofrimento psíquico? como encontrar, de modo responsável, saídas inventivas e respeitosas para e com as crianças, sem sacrificar a potência da infância, enquanto um tempo (inventivo) de constituição?

Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!

Siga as redes da TV Cultura!
Facebook: facebook.com/tvcultura
Twitter: twitter.com/tvcultura
Instagram: instagram.com/tvcultura/
Site: tvcultura.com.br/

Siga o Instituto CPFL
- Facebook: facebook.com/institutocpfl
- Twitter: twitter.com/cafe_filosofico
- Site: institutocpfl.org.br/

  • o mal-estar da infância na contemporaneidade, com daniel becker, pediatra #live #aovivo ( Download)
  • O mal-estar da infância na contemporaneidade | Daniel Becker ( Download)
  • O que acontece quando a criança não tem tempo de brincar | Daniel Becker, pediatra ( Download)
  • Mal Estar na Contemporaneidade ( Download)
  • Daniel Becker - 09/12/2013 ( Download)
  • Não percam! Live com o Pediatra - Dr. Daniel Becker. ( Download)
  • Como seu filho se desenvolve NA ESCOLA (com Dr Daniel Becker) - Lígia Conte ( Download)
  • A noção de infância na contemporaneidade ( Download)
  • Webinar - Infância e Tédio, um sintoma contemporâneo ( Download)
  • Saúde e a vida lá fora - legendas descritivas | O começo da vida 2 - Lá fora ( Download)
  • “Volta às aulas: uma ação necessária” com Daniel Becker ( Download)
  • Pais ou reféns dos filhos, com Ilan Brenman, doutor em educação e escritor #live #aovivo ( Download)
  • A Importância do Sono no Desenvolvimento da Criança na Primeira Infância. ( Download)
  • Por que nossas dores de infância regem a vida adulta + Explicação sobre o atendimento terapêutico. ( Download)
  • Saúde Mental de Crianças e Adolescentes após Isolamento Social ( Download)