Mitos Modernos

Histórias e estórias são parte integrante da nossa vida.

As histórias nos contam a respeito das passagens marcantes e do contexto da sua vida até o presente momento. Quando você nasceu, por exemplo, já havia uma dinâmica acontecendo com o seu pai e a sua mãe.

As estórias são as nossas perspectivas pessoais a respeito do que foi vivenciado. Nossas interpretações, emoções e conclusões a respeito do acontecido.

No nível da coletividade, existem as estórias clássicas, aquelas que se tornaram muito populares. E muitas tem a mera função de educar e transmitir mensagens. Elas se tornaram clássicos porque atingiram e sensibilizaram um grande número de pessoas.

O que é isso que faz um conto atingir um grande númere de pessoas, mesmo através de gerações?

Associação! Num certo nível, todos nós sabemos que partilhamos da mesma experiência humana e que muitas coisas são comuns a todos nós.

A questão aqui, é que algumas dessas estórias estão recheadas de conclusões que não fazem sentido. E nós carregamos muitos desses mitos dentro de nossas próprias vidas.

Digamos que para alguém, o filme dos anos 80 - Rocky, o lutador seja um ícone de sua referência pessoal. O herói do filme sai do anonimato total, sofre humilhações e apanha do começo ao fim da luta para no final, como uma grande obra de superação ( ou milagre) ganha a luta e o prestígio. Não me surpreenderia que para o super admirador desse herói, a sua vida seja uma luta...

O efeito de clarear suas estórias é enxergar com mais clareza quais são os papéis que você está desempenhando na sua vida. As vezes as pessoas descobrem que eles nem fazem mais sentido!

Descobrir seus mitos e criar novos paradigmas pode ser um processo muito útil.