Mapa Custos De Producao

Professor Mateus - Whatsapp (21) 98061-2085

Chegou o momento de explorar, de forma prática, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina! Para isso, a atividade proposta corresponde ao MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem), que objetiva fazer com que você se sinta imerso(a) no processo de custeamento.
Considere que você trabalha em uma empresa industrial do ramo de confecções, sendo responsável pela gestão de custos, e está em dúvida sobre a margem de lucro de alguns produtos, refletindo sobre quais merecem investimentos e quais devem ser cortados da linha de produção.
Com a concorrência acirrada entre as empresas dessa área de mercado, é necessário que se conheça e se controle muito bem os custos do processo produtivo, visto que essas informações são essenciais para o processo de precificação, justamente, com outros fatores. Somente assim a gestão poderá tomar as melhores decisões para que a empresa tenha um bom desempenho e se destaque no mercado.
Você já procurou calcular o custo da fabricação de algum produto? Sabe identificar o que podem ser considerados custos e como alocá-los aos produtos?
O processo de custeamento se refere ao passo a passo a ser seguido para que a empresa possa calcular o custo de seus produtos de forma individual. Esse processo, segundo Martins (2018), é composto por três etapas:
1. Separação dos custos e das despesas.
2. Apropriação dos custos diretos.
3. Apropriação dos custos indiretos
AÇÃO:
Como responsável pela gestão de custos, você precisa sanar sua dúvida sobre a rentabilidade de alguns produtos para tomar decisões importantes para a empresa. Esses produtos são as camisas masculinas de manga curta e longa. Para isso, você tomará como base o mês de abril, sobre o qual você coletou as informações a seguir:
Além dos gastos do mês, você coletou, também, juntamente ao departamento de custos, as seguintes informações:
Em posse de todas essas informações, realize o processo de custeamento, seguindo estes passos:
1. Separe os custos e as despesas.
2. Calcule os custos diretos totais da produção de cada tipo de camisa.
3. Calcule os custos indiretos totais da produção de cada tipo de camisa, sabendo que:
a. Os valores de depreciação da fábrica, manutenção da fábrica e energia elétrica da fábrica devem ser alocados aos produtos com base na quantidade produzida.
b. Os valores de seguro da fábrica, aluguel da fábrica e mão de obra indireta da fábrica devem ser alocados aos produtos com base no custo direto.
4. Calcule os custos de produção totais e unitários de cada tipo de camisa.