Indigenas Na America Brasil Bolivia Guatemala E Eua

De acordo com dados coletados e divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014 a população total de indígenas no mundo era de cerca de 370 milhões de pessoas, o que corresponde a 5% do total da população mundial.

Indígenas na América Latina hoje
Alguns povos antigos que habitavam a América, como os maias e os mexicas, que você estudou no capítulo anterior, são considerados indígenas ou nativos e também podem ser chamados de ameríndios. Muitas deles desapareceram ao longo do tempo, principalmente devido à ação dos colonizadores europeus a partir do século 16.

Atualmente, as populações nativas sobreviventes continuam em luta pela manutenção e preservação de seus costumes.

Em 2014, na América Latina, havia cerca de 45 milhões de indígenas, que faziam parte de diferentes povos.

Povos indígenas do Brasil
No Brasil, existem diferentes povos indígenas com costumes e tradições próprios, como os Guarani, os Baniwa e os Charrua, entre muitos outros.

Alguns vivem isolados em aldeias no meio da floresta, sem contato com os não indígenas. Outros vivem no campo ou nas cidades, e muitos deles incorporaram hábitos da sociedade não indígena. Isso não faz com que deixem de ser indígenas. O texto e as imagens abaixo mostram alguns exemplos disso.

Terras Indígenas
Em 1988, a Constituição do Brasil considerou que os indígenas foram os primeiros habitantes do território brasileiro, garantindo-lhes, assim, a posse das terras que tradicionalmente ocupam. O Estado ficou com a responsabilidade de demarcar essas terras, ou seja, de delimitar e proteger as áreas onde os indígenas vivem.

Essa medida foi tomada depois de séculos de luta dos povos indígenas. Desde o período colonial, eles sofrem com a invasão de seus territórios.
Calcula-se que as Terras Indígenas correspondem a cerca de 14% do território brasileiro. Mas, ainda hoje, nem todas foram demarcadas pelo governo. Os indígenas continuam a enfrentar pessoas e grupos que, muitas vezes com o uso de violência, desrespeitam suas terras. Sobre isso, leia o texto a seguir.

Os indígenas da Bolívia
As terras da atual Bolívia faziam parte do Império Inca. Atualmente, nesse país, mais da metade da população é indígena, como você viu no mapa da página 57. A diversidade desses povos é muito grande. Além dos grupos que falam quéchua (que somam 1,84 milhão de pessoas), existem os Aimará, os Chiquitano, os Guarani, os Guarayo, entre outros.

Cada um desses povos tem suas especificidades na língua, nas crenças, na alimentação, nas vestimentas, etc. Mas, em comum, todos esses povos preservam aspectos da cultura de seus antepassados.
Os Chiquitano, por exemplo, são um dos povos mais numerosos da Bolívia. Sua língua é a quarta mais falada no país. Eles são conhecidos pelo rico artesanato, como redes, potes de cerâmica e recipientes de madeira. Uma das festas tradicionais desse povo é o Carnavalito (ou Curussé). Nesse evento, eles tocam tambores e flautas e fazem um desfile com bandeiras coloridas.

Os povos que falam quéchua são o maior grupo indígena na Bolívia. Em segundo lugar, estão os indígenas aimarás.

Um Estado plurinacional
Em razão da diversidade de povos que compõem a Bolívia, esse país tem o nome oficial de Estado Plurinacional da Bolívia. O país também reconhece oficialmente, além do espanhol, 37 línguas indígenas.

A Guatemala e a preservação da cultura maia
Na Guatemala, outro país da América Latina, 41% da população é indígena, descendente dos antigos maias que viveram naquela região.

Ainda hoje, os guatemaltecos preservam diversos aspectos culturais de seus antepassados, como as línguas e os hábitos alimentares. O milho, por exemplo, continua sendo o principal alimento consumido por essa população.

A antiga técnica de produção de tecidos artesanais, com uso de tintas naturais, também foi preservada, principalmente por mulheres do povo Tzutujil. Elas vivem na cidade de San Juan La Laguna, onde mantêm, desde 1993, a Associação Ixoq Ajkeem, que significa “mulher tecelã” nas línguas maias. Essas mulheres utilizam as técnicas de tecelagem dos maias antigos para prover o sustento de suas famílias.
Seus tecidos são muito valorizados tanto pelo povo da Guatemala quanto pelos turistas que visitam o país.

Indígenas na América do Norte
Na América do Norte, também existem populações indígenas. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela está estimada em cerca de 2,9 milhões de pessoas, o que representa quase 1% da população total do país.
Os indígenas integram diferentes povos, como Navajo, Cherokee, Choctaw, Sioux, Chippewa, Apache, Blackfeet, Iroquês, Pueblo, entre muitos outros. O mapa abaixo representa a área por onde o povo Sioux está distribuído.

Texto retirado do livro didático "Aprender Juntos" da Editora SM.

  • Indígenas na América | Brasil, Bolívia, Guatemala e EUA ( Download)
  • Indígenas na América Brasil, Bolívia, Guatemala e EUA ( Download)
  • ¿Por qué los indígenas americanos tienen rasgos “asiáticos” ( Download)
  • -🌻: Ecuador santo#bolivia #comedyvideo #countryhumans #ecudor #argentina ( Download)
  • ¿Cómo se vería el mapa sin Perú 🤯 #shorts #peru ( Download)
  • Saben el contexto #xd #1958 #México #aliados #Guatemala #fypシ #viral #parati ( Download)
  • Países que nunca perdieron una guerra #shorts #guerra ( Download)
  • 🌎 Dibuja todas las banderas de América en el mapa 🌎 ( Download)
  • PIB Iberoamérica 1960-2050 #Shorts ( Download)
  • Una comunidad de judíos ortodoxos expulsados de un pueblo de Guatemala ( Download)
  • O Desafio de Atravessar Para América do Norte por Terra ( Download)
  • Países más difíciles para los Cristianos - Cristianos perseguidos #documental #cristianos #video ( Download)
  • Como una Estrella 🌟 #volleyball #voleybol ( Download)
  • ¿Cómo se dice en tu país 👕🩴🍓🍿 #shorts ( Download)
  • Soldados rusos antes vs despues de la guerra #shorts ( Download)