Iguatemi Ms Relato Historico

#canalde arquivoshistoricos#canaldearquivoshistoricos #canalde arquivoshistoricos facebook.com/redatordevideos/?ref=pages_you_manage instagram.com/frutuosogarcianantes• Iguatemi é uma cidade de Estado do Mato Grosso do Sul. Os habitantes se chamam iguatemienses.
O município se estende por 2 946,5 km² e contava com 16 273 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 5,5 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de navirai, Japorã e Itaquiraí,Iguatemi se situa a 30 km a Sul-Leste de itaquirai a maior cidade nos arredores.
Situado a 338 metros de altitude
O prefeito de Iguatemi se chama LIDIO LEDESMA.461 quilômetros da capital estadual (Campo Grande)
• 1 415 quilômetros da capital federal (Brasília).
A cidade se desenvolveu às voltas da nascente do córrego Sacarón. Antigamente, se chamava Vila Sacarón. O povoamento de origem européia da região teve início com a Colônia Militar de Iguatemi, que veio a ser destruída pelos espanhóis comandados por dom Agostinho Fernandes de Pinedo, governador do Paraguai. Em 1909, por iniciativa de Francisco Fernandes Filho, Miguel Severo do Nascimento Gonçalves, Policarpo Nogueira e Bonifácio Fernandes, foram lançados os alicerces de uma nova povoação. A primeira casa comercial ali edificada pertenceu ao fundador do povoado, Francisco Fernandes Filho.
Foi elevada a distrito pela Lei 7 161, de 14 de outubro de 1948, e o município criado pela Lei 1 951, de 11 de novembro de 1963, sendo desmembrado de Amambai. Sua instalação oficial, no entanto, se deu em 8 de maio de 1965, com a criação da primeira câmara e a posse do primeiro prefeito eleito pelo povo, Waloszek Konrad. Em 1977, o município passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. O atual nome do município é uma referência ao rio Iguatemi, que banha o território do município. "

Significado do Nome A origem do nome Iguatemi é do Tupi Guarani: ′guá′timbi
yguá: lagoa, enseada + temi: esverdeada, lago ou lagoa verde.
Pode ser traduzido também, segundo os estudiosos da língua tupi, como fonte de água pequena
A cidade se desenvolveu às voltas da nascente do córrego Sacaron. Antigamente se chamava Vila SacarónE em 1777 os soldados brasileiros que habitavam na antiga fortificação receberam o ataque do capitão espanhol Dom Augustin de Penedo, onde então, teve que assinar a rendição, o forte foi arruinado e transformado em um sitio arqueológico que está situado dentro da aldeia Paraguaçu dos índios Guarani no município de Paranhos.
SOARES & SILVA, (1991) mencionam a existência de indícios da passagem e vestígios de habitações do século XVIII na região que era conhecida como Praça dos Prazeres, um povoamento simples e humilde que sofria com a fome, doenças e pestilências. A população residida em São Paulo e em outras regiões temiam serem trazidos para cá, pois o chamavam de “matadouro de Iguatemi”. Nesta região houve muita rebelião e conflito, como o conflito ocorrido entre Portugal e Espanha em 1777 por disputa territorial. As moradias da época eram feitas de taipa coberta de capim e cascas de palmeira. O principal marco histórico foi datado em uma rocha “1770: FORTE GUATEMI”. O forte hoje é considerado um sítio arqueológico e está situado dentro da aldeia Paraguaçu dos índios Guarani no município de Paranhos.