Forum Cultura Representatividade Negra Nas Artes Performativas Em Portugal Fevereiro De 2022

"O que significa, em concreto, a diversidade cultural nas artes performativas em Portugal? O que reivindicamos exatamente quando propomos mais representatividade negra?

A partir de uma reflexão sobre as limitações estruturais que fundamentam as políticas culturais do país e considerando o debate atual, mobilizado pelos movimentos negros em Portugal, este Fórum Cultura pretende ir além das questões superficiais que têm esvaziado o tema.

Serão propostos modelos construtivos, que partam das próprias estruturas artísticas (responsáveis pelas relações de poder que sustentam privilégios e legitimam a discriminação de determinados corpos e subjetividades no sector) em diálogo com artistas, agentes culturais, especialistas em investigação e curadoria e outras pessoas negras profissionais da cultura em Portugal.

Discutiremos questões como formação, contratação, comunicação e programação cultural, para construir uma reflexão sobre políticas públicas direccionadas para pessoas negras profissionais das artes performativas em Portugal nas artes performativas em Portugal.

Um tema cada vez mais discutido, mas simultaneamente banalizado por mecanismos coloniais, capitalistas e patriarcais, que continuam a transformar a luta antirracista num produto consumível - alimentados e legitimados pelos meios de comunicação social hegemónicos, aliados pela academia, órgãos reguladores de poder, e a própria comunidade artística dominante.

O objectivo é compreendermos porquê, como e para quem servem as dinâmicas de assimilação de discursos, e como podemos, em conjunto, contribuir para uma efetiva transformação da cultura em Portugal."

Raquel Lima

Participantes: Américo Rodrigues (Direção-Geral das Artes), Ana Magalhães (Câmara Municipal de Lisboa, Departamento dos Direitos Sociais, Divisão para a Coesão e Juventude), Ana Tica (Agente cultural/Ativista), Anabela Rodrigues (Artista/GTOLX), Carla Nobre Sousa (Alkantara), Cleo Tavares (Artista), David J. Amado (Coreógrafo/ Pedagogo de Dança Clássica/ Cineasta - Jazzy Dance Studios/ ILGA Portugal), David Cabecinha (Alkantara), Isabél Zuáa (Artista), José Lino, Kitty Furtado (Investigadora e membro do NARP – Núcleo Anti-Racista do Porto), Mafalda Sebastião (Câmara Municipal de Lisboa, Divisão de Ação Cultural - Polo Cultural das Gaivotas), Marco Mendonça (Ator), Melissa Rodrigues (Performer/Arte-educadora), Nádia Yracema (Artista), Paulo Pascoal (Ator), Piny (Bailarina e criadora), Rodrigo Ribeiro Saturnino (Artista) e Vânia Vaz (Intérprete-criadora de dança).

Canal Alkantara

  • Fórum Cultura Representatividade Negra nas Artes Performativas em Portugal - fevereiro de 2022 ( Download)
  • Fórum Cultura: Representatividade negra nas artes performativas ( Download)
  • II Seminário de Negros e Negras no Ceará - MESA 1 DE ABERTURA ( Download)