Economia Dia A Diacrises Climaticas E Desmatamento Da Amazonia Os Impactos Economicos E Ambientais

O Economia Dia a Dia de hoje é com Andreza da Silva Pereira da Conceição, que é Analista de Dados do Itaú; formada em Economia pela USP e futura mestrando em Economia e Desenvolvimento Sustentável. Ela é pesquisadora sobre mudanças climáticas e sobre gênero.

Andreza explica, por exemplo, que meio ambiente é um termo muito amplo que inclui a nossa relação com a natureza, a fana, a flora e os ecossistemas. Porém, quando falamos de alterações climáticas estamos falando de mudanças específicas que estão ocorrendo por causa humana e não por causas naturais. E isso tem aumentado, segundo a especialista, a temperatura do planeta ( (aquecimento global) por conta de emissão exagerada de gases de efeito estufa.

A partir dessa problemática, Andreza explica que existe a necessidade, constatada pelos cientistas, de que precisamos de atividades humanas sustentáveis, ou seja, que elas perdurem no tempo e não 'esgotem' o planeta.

"Esgotar o planeta significa esgotar a possibilidade de nós, humanos, continuarmos vivendo no planeta. Porque se a humanidade deixar hoje de existir, o planeta se recupera. Mas a espécie humana não", diz.

Venha acompanhar o nosso bate-papo com Andreza que também faz parte da ANFEA e da REPP.

A Anfea é uma associação formada por afrodescendentes que tiveram ou têm algum vínculo formal com a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP (FEA-USP).

A REPP é a primeira rede profissional formada por pessoas formadas em economia e estudantes de economia que se autodeclaram negros/as. O objetivo da rede é promover networking e dar visibilidade ao trabalho dos economistas da rede.

  • Economia Dia a Dia|Crises Climáticas e desmatamento da Amazônia: os impactos econômicos e ambientais ( Download)