Desempaca Sociedade E Economia Mineradora Em Cinco Minutos

Desempaca: Sociedade e economia mineradora em cinco minutos

RESUMO:

Em 1703 foi assinado entre o Tratado de Methuen, ou “Panos e Vinhos”, onde Portugal se comprometia a vender o seu mais barato, e em troca a Grã-Bretanha vendia produtos manufaturados, como tecidos a menor preço. Tal situação propvocou o endividamento dos cofres portugueses.

O ouro foi encontrado em fins do século XVII, através das expedições de bandeirantes paulistas, mas de 1707 a 1709, ocorreu a Guerra dos Emboabas, quando os portugueses venceram os paulistas na disputa do controle da extração aurífera.

A economia mineradora contribuiu para a formação de núcleos urbanos no interior da colônia, o deslocamento do eixo econômico, do norte para o sul, com a mudança da capital, de Salvador para o Rio de janeiro em 1763, o desenvolvimento de outras atividades voltadas para o mercado interno, como a agricultura e a pecuária na região sul, o tropeirismo, responsável por abastecer as cidades mineradoras com produtos de primeira necessidade, e o surgimento da classe média urbana.

Os impostos do ouro eram cobrados pela Intendência das Minas, sendo o principal, o Quinto, que correspondia a 20% do ouro anual de cada minerador. Mas também existia a Finta, sendo um imposto fixo, a Capitação, cobrado de acordo com o número de escravizados do senhor e em 1751 foi cobrada a Derrama, imposto abusivo, quando o mínimo do quinto não foi atendido.

Em 1720 ocorrei a Revolta de Vila Rica, ou Filipe dos Santos, quando os mineradores criticavam os abusos da cobrança do Quinto. Como resultado, foram criadas as Casas de Fundição, responsáveis pela fundição do ouro em barras, para controle maior da fiscalização, e foi criada a Capitania de Minas Gerais.

Canal de lives: twitch.tv/parabolicaonline

Link do nosso Discord: discord.gg/PJxSH9EvWs

Parabólica Podcast: open.spotify.com/show/4BChWEh9CGSTmHYOPIBibo?si=0V-Wyk21SSSkuOFJ9NJIZg&dl_branch=1

Me siga nas redes sociais:

Meu Instagram: instagram.com/opedrorenno/

TikTok: tiktok.com/@opedrorennow

Meu Instagram de fotografias: instagram.com/pedro_parabolica/

Meu Twitter: twitter.com/opedrorenno

Meu Facebook: facebook.com/parabolicaonline

Meu canal de games: youtube.com/channel/UC9suWbdWJ8qh4Oi3BcreTcQ