Desafio Mecanismo Da Contracao Muscular Gabarito

Nesse vídeo, é corrigidos os erros do desafio de mecanismo de contração muscular esquelética. Comenta aí quais erros você identificou?

GABARITO:
Inicialmente os músculos são presos aos ossos pelos tendões, sendo esse tecido muscular constituído de fibras musculares ou miocitos que são formados de miofibrilas - unidades contrateis chamadas de sarcomeros. Contém filamentos finos de actina que são ancorados na linha z e filamentos grossos de miosina.

Para que a contração dessa musculatura esquelética seja realizada é necessário um estímulo nervoso. No qual um neurônio motor envia esse impulso para as fibras musculares até a junção neuromuscular região denominada de placa motora.
Nessa região o neurônio estimula a musculatura através do neurotransmissor acetilcolina. Exitando a célula, que propagará o impulso para região definida como túbulos T. Impulso esse, fará com que o retículo sarcoplasmático libere íons cálcio para o citoplasma. Devido os filamentos de actina conter sítios de ligação bloqueados pela tropomiosina onde a miosina precisa se encaixar. O cálcio se liga ao complexo troponina fazendo com que a tropomiosina desbloqueie esses sítios, expondo-os para a ligação da miosina. Mas isso só acontece com o gasto de ATP promovendo o encaixe da miosina com a actina, aproximando as linhas Z e realizando a contração do sarcolema/ tecido muscular

Referências:
John E. Hall; Michael E. Hall. Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica, 14ª edição. 2021

#shorts