Danca Dos Livros Tiu Rocha Pita Paiva

“Dança dos livros” descreve o movimento incansável dos livros que são abertos, fechados e mudam de mãos, sempre se lançando ao desejo de leitores de qualquer idade, que através do mergulho na leitura trazem o mundo pra si. Pita Paiva foi feliz ao escrever estes versos que enaltecem a riqueza do livro, que vem mudando de formato no correr dos anos e muitas vezes é negligenciado em detrimento das tecnologias acessíveis a grande parte das pessoas. Reconhecer a importância da leitura é um ato de grande responsabilidade e preocupação com o futuro das gerações da contemporaneidade, que precisam ter muito discernimento para não abandonar o que é valioso em lugar do que é apenas alegórico. A poesia, tão viva como os livros, vira segredo liberto na voz de Tiú Rocha, que com força e leveza faz esta canção correr aos nossos ouvidos com a firmeza de uma ideia ousada que dança com os pés descalços em nosso pensamento.

As imagens que ilustram este vídeo são recortes do Projeto “Quem lê, pedala. Quem lê, viaja”, desenvolvido em 2015 por J. Santos, que realizou uma viagem de bicicleta saindo da Biblioteca Nacional de Brasília – DF com destino a Macaúbas – BA, com o objetivo de realizar oficinas de leitura utilizando a obra do professor Ático Frota Vilas Boas da Mota, que escreveu, traduziu e divulgou amplamente as ligações entre o Brasil e a Romênia. Aqui estão presentes registros dessas intervenções nas cidades de Paramirim, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Ituaçu, Barra da Estiva, Contendas do Sincorá, Maracás e Salvador, além de ter algumas participações gravadas em Brasília, Goiânia e Aracaju.

Este ajuntamento de talentos e desejos não poderia ter um resultado melhor, tudo em nome da valorização da leitura como uma ferramenta que, através da lente dos olhos, pode nos transportar a quaisquer saberes, prazeres ou dores. Sigamos lendo, viajando e aprendendo para que nunca permitamos que as palavras sejam “ceifadas pela guilhotina da indiferença”.

São Gabriel – BA, 17 de junho de 2018.

FICHA TÉCNICA:
Composição: Dança dos livros
Música: Tiú Rocha
Letra: Pita Paiva
Imagens: J. Santos
Texto: Leonellea Pereira