Custos Empresariais Conceito Classificacao E Sistemas De Custeio

Videoaula sobre gestão de custos empresariais. Conceito de custos, classificação de custo, sistemas de custeio e um exemplo.

✔ Conceito de Custo
O custo é definido como a parcela do esforço produtivo que pode ser transferida para o produto.

✔ Classificação de custos quanto a variabilidade
👉 Custos fixos: são aqueles custos que, dentro de uma faixa de produção, não apresentam variação significativa (SOUZA e DIEHL, 2009).

👉 Custos variáveis: são aqueles custos que, dentro de uma larga faixa de produção, têm variação diretamente proporcional à quantidade produzida (SOUZA e DIEHL, 2009).

✔ Classificação de custos quanto a alocação
👉 Custos diretos: são aqueles custos que são facilmente relacionados com as unidades de alocação de custos como por exemplo, produtos, processos, setores, clientes, etc. (BORNIA, 2010). Para Souza e Diehl (2009) os custos diretos são aqueles que podem ser facilmente atribuídos a um produto ou objeto de custo.

👉 Custos indiretos: são os custos que não pode ser aplicados a unidades físicas, sendo necessário a utilização de um fator comum (HORNGREN, 1986). Para Souza e Diehl (2009) os custos indiretos são aqueles, cuja relação com o produto ou objeto de custo, são de difícil identificação.

✔ Cruzamento entre custos fixos, variáveis, diretos e indiretos
👉 Custos Variáveis Diretos
Custos que além de avariar conforme o nível de produção, são alocados diretamente aos produtos. Exemplos desses custos: matéria-prima, insumos, comissões de venda, etc.

👉 Custos Variáveis Indiretos
Custos que variam conforme o nível de produção, porém são difíceis de serem alocados aos custos dos produtos. Exemplos desses custos: peças de reposição de equipamentos, custos de manutenção de terceiros, etc.

👉 Custos Fixos Diretos
Custos que não variam dentro de certo nível de produção e são alocados diretamente aos produtos. Exemplos desses custos: mão-de-obra direta, depreciação, etc.

👉 Custos Fixos Indiretos
Custos que além de não variar dentro de um nível de produção, não são alocados diretamente aos produtos. Exemplos desses custos: custos administrativos, infraestrutura, etc.

✔ Classificação do custos quanto a facilidade de eliminação
👉 Custos fixos elimináveis: também chamados de custos fixos evitáveis, são aqueles que podem ser eliminados em curto prazo caso a empresa encerre temporariamente algumas de suas atividades (BORNIA, 2010).

👉 Custos fixos não-elimináveis: ao contrário dos custos fixos elimináveis, não são passíveis de eliminação em curto prazo. Como exemplo deste tipo de custo está a depreciação das instalações, custos de segurança, entre outros (BORNIA, 2010).

✔ Sistemas de Custeio
os sistemas de custeio são, na verdade, técnicas que tem como objetivo a alocação dos diversos itens de custo da organização (depreciação, mão de obra direta, mão de obra indireta, energia elétrica, utilidades, materiais de consumo direto e indireto, etc.) aos produtos.

👉 Sistemas de Custeio por Absorção Integral

👉 Sistemas de Custeio por Custeio Variável

👉 Sistemas de Custeio por Absorção Ideal
No custeio por absorção ideal, todos os custos (fixos e variáveis) são alocados como custos dos produtos. Porém, custos relacionados desperdícios de insumos não são distribuídos aos produtos (BORNIA, 2010).

👉 Sistemas de Custeio por Custeio Por Atividade
O foco do custeio ABC está nas atividades das empresas. Segundo Nakagawa (1994) as atividades são definidas como um processo que combina, de forma adequada, pessoas, tecnologias, materiais, métodos e seu ambiente, com objetivo a produção de produtos e serviços.

No método de custeio baseado por atividades, assume-se como pressuposto que os recursos de uma empresa são consumidos por atividades e não pelos produtos e serviços que ela fabrica (NAKAGAWA, 1994).

Whatsapp 51 98513-7362

----
IS2 Automotive é um software de gestão empresarial para oficina mecânica e autopeças

Controle de estoque de autopeças, Ordens de Serviços do Veículo, controle de Ordens de Serviços para seguradoras, controle de orçamentos com check list para evitar perda de venda e aumentar o faturamento, gestão financeira, Emissão NFe, Emissão NFCe, Emissão NFSe, controle de Fluxo de Caixa, comissões por mecânicos, vendas utilizando leitor de código de barras para evitar erros, PDV para venda balcão, gestão de estoques e financeiro integrado as telas de vendas.

👉 is2.inf.br/is2automotive/index.html

----
IS2 Store é um software de gestão e automação comercial para loja de roupas, varejo e serviços.

Controle de estoque de varejo, controle de orçamentos e empréstimo de mercadorias para evitar perda de venda e aumentar o faturamento, gestão financeira, emissão NFe, emissão NFCe, controle de fluxo de caixa, controle de vale presente, controle de devolução e garantia de mercadorias, vendas utilizando leitor de código de barras para evitar erros, PDV para venda balcão, gestão de estoques e financeiro integrado as telas de vendas

👉 is2.inf.br/is2store/index.html

  • Custos Empresariais - Conceito, Classificação e Sistemas de Custeio ( Download)
  • O que são CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS | Como Calcular e Exemplos ( Download)
  • Classificação de Custos ( Download)
  • RESUMÃO CONTABILIDADE DE CUSTOS: Principais conceitos em 20 minutos ( Download)
  • Gestão de Custos - Aula 05 - Sistema de Custos e Métodos de Custeio ( Download)
  • AULA 8 | CUSTEIO POR ABSORÇÃO ( Download)
  • Gestão de Custos - Aula 04 - Sistema de Custos e Métodos de Custeio ( Download)
  • Sistemas de Custeio ( Download)
  • 2.1 - Sistemas de Custeio - Conceitos gerais ( Download)
  • AULA 11 | CUSTEIO ABC (Exemplo Prático) ( Download)
  • AULA 4 | CUSTO FIXO E CUSTO VARIÁVEL ( Download)
  • Saiba identificar os diferentes tipos de custeio! ( Download)
  • 07. Aula de Custo Padrão - Custos para Planejamento e Controle (Contabilidade de Custos) ( Download)
  • 39 - Conceitos de custos: diretos e indiretos - fixos e variáveis - total e unitário (Contabilidade) ( Download)
  • Sistemas de Custeio (Básico) ( Download)