Aula 2 O Que E Antropologia Introducao A Antropologia Primeiros Passos Da Antropologia

Aula de introdução à antropologia: O Que é a Antropologia? | Primeiros Passos da Antropologia 🔻🔻 Links Importantes 🔻🔻

➡️️ Instagram: instagram.com/marissonfraga.oficial/
👉@marissonfraga.oficial

#aula #aulagratuita #antropologia
-------------------------
A antropologia (do grego anthropos, "ser humano"; e logos, "razão", "pensamento", "discurso", "estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o ser humano e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.

Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, política, economia, arte, entre outros tópicos.

Embora o estudo das sociedades humanas remonte à Antiguidade Clássica, a antropologia nasceu, como ciência, efetivamente, da grande revolução cultural iniciada com o iluminismo.

Embora a grande maioria dos autores concorde que a antropologia se tenha definido enquanto disciplina só depois da revolução iluminista, a partir de um debate mais claro acerca de objeto e método, as origens do saber antropológico remontam à Antiguidade Clássica, atravessando séculos. Enquanto o ser humano pensou sobre si mesmo e sobre sua relação com o "outro", pensou antropologicamente. A Antropologia é o estudo do ser humano como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “antropologia física ou biológica” (aspectos genéticos e biológicos do ser humano), “antropologia social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “antropologia cultural” (sistemas simbólicos, religião, comportamento) e “arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos). Além disso podemos utilizar termos como antropologia, etnologia e etnografia para distinguir diferentes níveis de análise ou tradições acadêmicas.

Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss, a etnografia corresponde “aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo”. A etnologia, com relação à etnografia, seria “um primeiro passo em direção à síntese” e a antropologia, “uma segunda e última etapa da síntese, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia”.

Qualquer que seja a definição adotada, é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.

Homero, Hesíodo e os filósofos pré-socráticos já se questionavam a respeito do impacto das relações sociais sobre o comportamento humano; ou vendo este impacto como consequência dos caprichos dos deuses, como enumera a Odisseia de Homero e a Teogonia de Hesíodo, ou como construções racionais, valorizando muito mais a apreensão da realidade no dia a dia da experiência humana, como preferiam os filósofos pré-socráticos. Foi, sem dúvida, na Antiguidade Clássica que a "medida Humana" se evidenciou como centro da discussão acerca do mundo. Os gregos deixaram inúmeros registros e relatos acerca de culturas diferentes das suas, assim como os chineses e os romanos. Nestes textos nascia, por assim dizer, a antropologia, e no século V a.C. um exemplo disto se revela na obra de Heródoto, que descreveu minuciosamente as culturas com as quais seu povo se relacionava. Da contribuição grega fazem parte também as obras de Aristóteles (acerca das cidades gregas) e as de Xenofonte (a respeito da Índia).

  • AULA 2: O que é Antropologia | INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA [Primeiros Passos da Antropologia] ( Download)
  • Aula Sociologia - O Estudo da Antropologia - STOODI ( Download)
  • O que é ANTROPOLOGIA - Antropológica ( Download)
  • Os primeiros passos da Antropologia ( Download)
  • O que é ANTROPOLOGIA O que estuda (Resumo) ( Download)
  • Teoria Antropológica 1. Semana 3 - Evolucionismo: Morgan e Frazer ( Download)
  • (Antropologia) Aula 2 - Tylor e Morgan: evolucionismo cultural ( Download)
  • Antropologia Urbana: cidades, escolas e autores (Aula 2 - Curso de Extensão - FFLCH-USP) ( Download)
  • Como passar no Mestrado Elaborando o Projeto (Aula 2) ( Download)
  • Escola Inglesa de Antropologia | Uma introdução ( Download)
  • Sociologia - Introdução à Sociologia ( Download)
  • Darwin e Lamarck - EVOLUÇÃO | Resumo Completo ( Download)
  • Teoria Antropológica 1. Semana 14 - Estrutural-funcionalismo na antropologia social: Radcliffe-Brown ( Download)
  • Antropologia Evolucionista - Antropológica ( Download)
  • Aula 2 - Sociologia e Antropologia da Educação - Professor Santiago Pontes ( Download)