Antropologia Filosofica Natureza E Cultura

Leia o livro : Filosofando. Introdução à Filosofia - amzn.to/3blWsU9
A antropologia como campo de inquirição humanista e ciência social compartilha com a filosofia e com o pensamento religioso a mesma questão central: o que é o ser humano?
#Antropologia #Filosofia #Cultura
A antropologia filosófica lida com questões existenciais e metafísicas acerca da natureza humana. Subdivide essa questão fundamental em vários temas, como identidade, pessoalidade, livre-arbítrio e determinismo, constituição humana, natureza humana, psique, mente, dentre outros tópicos.

Há de se falar também de uma filosofia antropológica. Não se trata da intersecção da antropologia “científica” com a antropologia filosófica, mas um campo especializado da própria filosofia. Iniciado por filósofos alemães na esteira do neo-Kantianismo, fenomenologia, existencialismo e hermenêutica de Dilthey, o projeto filosófico de Max Scheler (1874-1961), Helmuth Plessner (1892– 1985) e Arnold Gehlen (1904-1976) procurou compreender o papel do homem no mundo. Para eles, a ênfase está na singularidade do homem.

Como dito, a antropologia filosófica resulta das questões fundamentais de Kant, nas quais preste atenção no eu:

O que eu posso conhecer?
O que eu devo fazer?
O que eu posso esperar?
O que é ser humano?
A provocação de Kant de o que significa ser humano levou o pensador de Könisberg a rejeitar a concepção do homem como um objeto. O ser humano é um sujeito e deveria ser compreendido subjetivimente.

Com esse desafio metodológico e sendo essa questão um universal cultural, é um interesse compartilhado com outras disciplinas que sistematizam o pensamento religioso. São os casos da teologia cristã ou a doutrina budista, por essa razão é válido termos como antropologia cristã, antropologia bíblica, antropologia religiosa, antropologia teológica, antropologia dhármica, dentre outros. Em suma, essa abordagem lida com tópicos como:

Imortalidade e atitude diante do mundo vindouro;
A inerente bondade, maldade ou um misto dos dois;
O pecado original, o hybris, a expiação e redenção;
Livre-arbítrio e determinismo;
A origem do sofrimento e o propósito do mal;
O significado da vida ou o propósito da existência.
A relação corpo e espírito: questão fundamental para a antropologia filosófica
Para ilustrar um objeto de inquirição da antropologia filosófica, veremos uma das questões centrais dessa disciplina: como é constituído o ser humano? Seríamos somente um amontoado de átomos com um arranjo raro em forma de vida? Onde reside a consciência humana?

Por vezes essa inquirição recebe em filosofia o termo psicologia, mas seu objeto é propriamente antropológico. As posturas de antropologia filosófica mais sistematizadas no mundo ocidental quanto à constituição básica do ser humano são as seguintes: