Analises De Custos Aula 02 Sistemas De Custeio

Análises de Custos [AULA 02] Sistemas de Custeio

A análise de custos é uma ferramenta estratégica no processo decisório, sendo indispensável na execução de diversas tarefas gerenciais, tais como, formação de preço, otimização da produção, valorização do estoque, entre outros. É usada pelas empresas para ter uma noção mais exata dos gastos que a empresa está tendo para se manter operante. Ela integra a contabilidade de custos, área contábil que cuida dos gastos ocorridos na produção de bens e serviços.

Tecnicamente falando, a análise de custos é o registro contábil das operações produtivas da empresa por meio das contas de custeio, que podem ser divididas em: custos de serviços (gastos que acontecem na prestação de serviços) e custos industriais (gastos que ocorrem na produção de mercadorias).

Essa análise se faz, principalmente, sobre os custos fixos ou custos indiretos, ou seja, aqueles que não se modificam com a produção, que se mantêm praticamente inalteráveis. Isso porque os custos variáveis ou diretos são mais difíceis de serem analisados, pois variam conforme a produção aumenta ou diminui.

A qualidade da informação disponível é essencial para a qualidade da tomada de decisão. Um sistema de informação eficiente é imprescindível para o sucesso gerencial. Administrar nada mais é do que o exercício de tomada de decisão.

De acordo com Neto (2008), a análise de custos é imprescindível para a determinação de lucro da organização, no controle de suas operações, pois se tem a necessidade de saber o que de fato se está fazendo e na tomada de decisões, para que a partir de então, as ações de produção e prestação de serviços sejam realizadas.

2 GERENCIAMENTO E ESTRATÉGIA DE CUSTOS

Principais erros

Analise de custo é utilizada por empresas e permite saber os seus gastos e maneiras de obter lucro. Esta intrinsecamente vinculada com a área da contabilidade e seu principal papel é manter o lucro e evitar a ruina da empresa, segundo (Wappa 2017), “as contas de custeio podem ser divididas em: custos de serviços (gastos que acontecem na prestação de serviços) e custos industriais (gastos que ocorrem na produção de mercadorias)”.

Análise de custos mostra como anda o desempenho dos funcionários, além disso auxilia os gestores da empresa a inserir novos planejamentos para melhoria. Podemos afirmar que analise de custos é sem dúvida a melhor maneira de manter uma empresa bem estabilizada, ou seja, uma análise mau aplicada poderá trazer diversos prejuízos para a empresa.

Os principais erros de uma análise são: não possuir nenhum sistema ou controle das finanças, uso do caixa 2, falta de controle e registros de estoque, setor financeiro ineficiente ou inexistente, desconhecimento dos custos e das despesas, vender a prazo sem saber o custo financeiro ou se existe recursos financeiros, valor das retiradas dos sócios ou capital a ser aportado, confusão dos patrimônios, Falta de demonstrativo de resultados ou contabilidade. (Gestão Contábil 2017).

Não possuir nenhuma forma de controle: Esse é um dos piores erros dentro de uma empresa, não ter nenhum controle das finanças, é preciso entender que o faturamento não é lucro e que as vendas não são do dono da
Uso do caixa 2: Esse erro leva muitas empresas a ruina, o ideal seria nunca fazer
Falta de controle e registros de estoques: Inúmeras empresas caem no erro de ter mercadorias sem registro, sem nota fiscal e quando descoberto levam grande prejuízo.
Setor financeiro ineficiente ou inexistente: Existem muitas empresas com setor financeiro sem prepara e algumas nem existe esse setor, simplesmente administram de qualquer jeito, sem nenhum

Vender a prazo sem saber o custo financeiro ou se existe recursos financeiros: Esse acontece comumente em tempos de crise financeira onde as empresas obtêm por vender parcelado e acabam tendo muito prejuízo.
Valor das retiradas dos sócios ou capital a ser aportado: Esse é um erra comum onde a retirada dos valores dos sócios acontece de modo desenfreado
Confusão dos patrimônios: Acontece entre muitos empresários e sócios que entram em confusão dos seus
Falta de demonstrativo de resultados ou contabilidade: Muitos empresários não sabe o real lucro do seu negócio, não tem nenhum demonstrativo e isso também configura um grave

2.2 Analise de Custos nos Primórdios

======================================================

COMPARTILHE ESSE VÍDEO:
youtu.be/glDAwvxlmbA

======================================================

TAGS:

custos,análise de custos,contabilidade de custos,custo,gestão de custos,análise,custos variáveis,custos e despesas,custos indiretos,analise,contabilidade custos,gestão de custo,conceito de custos,controle de custos,variação de custos,controle de custos e despesas,índice de desempenho de custos,custos diretos,custos de fabricacao,custos de fabricação,conceito de custos despesas investimento e gastos,método dos centros de custos