Quando falamos a respeito da Anorexia, é importante termos em mente que estamos falando de um transtorno cuja origem é multifatorial, mas que tem muitas vezes como base a insatisfação nas relações pessoais.
A origem do nome que designa a doença já nos diz muito sobre ela. Anorexia deriva do grego an = ausência + orexis = apetite, ou seja, ausência de apetite. É um transtorno psíquico que leva à perda de apetite ou a jejuns restritos e/ou à indução de vômitos, em função do receio de ganhar peso. Quem sofre desse transtorno é comumente caracterizado por um IMC (Índice de Massa Corporal) inferior a 17,5, alto grau de distorção da própria imagem e negação da vida afetivo-sexual.
A Anorexia – assim como a Bulimia e Vigorexia – é um transtorno que tem a ver com a distorção da imagem corporal e que leva, tanto as mulheres quanto os homens, a desenvolver distúrbios alimentares e comportamentais. A imagem corporal, de modo geral, é uma representação mental que a pessoa possui do próprio corpo e está relacionada com sua autoestima.
A manifestação da Anorexia comumente se dá na fase da pré-adolescência, período onde a preocupação com a aparência é intensa e, naturalmente, os jovens estão mais suscetíveis à opinião de terceiros. Porém, pode, também, ocorrer em qualquer fase da vida, inclusive na infância. Em crianças, pode ter relação com chantagem afetiva e abusos sexuais, podendo ainda ser desencadeada por situações de estresse, como perdas e grandes mudanças.
Embora haja registro de muitos casos em homens, os transtornos alimentares acometem mais as mulheres devido à cobrança dos “padrões culturais de beleza”, que sugerem a busca pelo padrão corporal ideal. Na busca desse ideal, mostrado pela mídia como fator de competência e sucesso, a anorexia atinge os jovens sensíveis e inseguros de si. O passo seguinte está relacionado ao fato de os jovens passarem fome ao longo do dia e, ainda que os ossos comecem a aparecer sob a pele, continuarem a se achar gordos.
As dietas restritivas podem levar a disfunções orgânicas generalizadas, como a ausência de ciclos menstruais, distúrbios gastrointestinais, queda de cabelos, depressão, isolamento e comportamento agressivo. De acordo com estudo feito por pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica (Canadá), até 10% dos pacientes anoréxicos morrem devido a problemas de saúde decorrentes da aversão ao alimento.
Em busca da felicidade, as pessoas tendem a transformar essa preocupação com a aparência em fonte nutridora e, equivocadamente, depositam neste detalhe todas as suas expectativas, afastando-se dos demais segmentos da vida, como a família, construção afetiva, realizações profissionais, dentre outros, e, consequentemente, adoecem.
Referência: FRAGA, Olinta. Reflexão sobre Anorexia, Bulimia e Vigorexia. Revista Saúde da Alma. 2011
- Alerta! Saiba mais sobre a Anorexia ( Download)
- Anorexia, bulimia e compulsão alimentar: nutricionista alerta para problemas ( Download)
- O QUE É ANOREXIA ( Download)
- Distúrbios alimentares podem levar à morte, alerta médico ( Download)
- Você Bonita - Transtornos Alimentares: Anorexia (25/07/14) ( Download)
- TRANSTORNOS ALIMENTARES: Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa ( Download)
- Anorexia e compulsão alimentar: como identificar e tratar - De A a Zuca (04/07/19) ( Download)
- Saiba mais sobre os transtornos alimentares ( Download)
- Alerta para os transtornos alimentares | Horizonte Notícia ( Download)
- Anorexia Nervosa, saiba reconhecer os sinais ( Download)
- Edição Saúde - Anorexia Nervosa - 2º Bloco ( Download)
- Alerta sobre a Bupropiona, Cuidados e Efeitos Colaterais | Dr. Tontura e Dra. Maria Fernanda ( Download)
- Saúde Mental Einstein - Você sabe o que é anorexia ( Download)
- Como identificar a anorexia nervosa e seus sintomas | Psiquiatra Ervin Cotrik ( Download)
- Anorexia e bulimia: conheça 5 sinais de transtorno alimentar ( Download)