Explanacao Do Capitulo 2 Do Livro Avaliacao Desafio E Mito Jussara Hoffmann

Projeto Recomendando um livro da Educação Matemática*

Referência do livro

Título - Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista

Autora - Jussara Hoffmann

Editora Mediação

Publicado em 2014, 44ª edição, 160 páginas

ISBN 978-85-87063-08-3
--------
Recortes do capítulo II - Avaliação: mito e desafio
"Para que se reconstrua o significado da ação avaliativa, é necessário revitalizá-lo no dinamismo que encerra de ação-reflexão-ação no dia a dia das salas de aula. Ou seja, concebê-la como indissociável da educação - uma ação de observação e reflexão permanentes no sentido de descobrir como favorecer e ampliar as possibilidades de cada aluno avançar na construção do conhecimento. O que significa o professor manter-se atento e curioso sobre as manifestações para agir no sentido de oportunizar-lhes desafios significativos de aprendizagem" (p.46)
"A avaliação, nessa perspectiva [construtivista e libertadora], deverá encaminhar-se a um processo dialógico e cooperativo, por meio do qual educandos e professores aprendem sobre si mesmos no ato próprio de avaliação. [...] É urgente encaminhar a avaliação, a partir da efetiva relação professor e aluno, em benefício à educação do nosso país, contrapondo-se à concepção sentenciva, grande responsável pela exclusão escolar" (p.54)
--------
Capítulo III - Imprecisões da terminologia: o significado do testar e do medir
Jussara Hoffmann sinaliza que, sempre que desenvolve a temática do testar e do medir, apresenta os seguintes questionamentos:

- Todos teste envolve obrigatoriamente medida?
- Sempre medimos por meio de testes?
- A medida serve para descrever atitudes dos alunos?
- Toda tarefa do aluno pode ser considerada um teste?

"Se valorizarmos os 'erros' dos alunos, considerando-os essenciais para 'vir a ser' do processo educativo, teremos de assumir também a possibilidade das incertezas, das dúvidas, dos questionamentos que possam ocorrer conosco, professores, a partir da elaboração de testes e tarefas e da análise das respostas, favorecendo, então, a discussão sobre essas ideias novas ou diferentes" (p.81-82)
--------
* Trata-se de um projeto com a intenção de desenvolver algumas habilidades comunicativas, como oralidade e interação social, bem como (re)conhecer temas da Educação Matemática.

Pessoal, o vídeo é amador, eu realmente estou enfrentando a fronteira da timidez e da tecnologia (gravação, edição,...). Espero receber críticas construtivas para continuar desenvolvendo o projeto. Abraços.

Eu sou José Cassiano. Facebook - facebook.com/jose.cassiano.71

#educaçãomatemática
#matemática
#ensinodematemática