Coisas Basicas Do Cerrado Diadascriancas Pelucia Brincadeirasparacriancas Brincadeiras

Com a nossa Lojinha conseguimos manter o canal com 100% de informação gratuita para você: bit.ly/TempojuntoLojinha

00:00 - Quando eu era pequena e ia para a escola, volta e meia surgia alguém contando que tinha levado alguns tapas no bumbum, por ter feito alguma travessura. E sempre todo mundo tinha algum exemplo para dar deste tipo. Era assim na sua escola?

Até minha juventude sempre me pareceu óbvio que fazia parte da boa educação bater nos filhos. Que não tinha jeito de ensinar a não fazer as coisas erradas de outra forma. Confere aí também?

Pois é. Para meu espanto, eu tive três filhos, os educo sem nenhum tipo de agressão física, deu certo e ficou melhor ainda! Eu aprendi, entendi e mudei de opinião.

Tô contando isso, porque com a história de dar colo para o bebê quando ele chora acontece a mesma coisa. Existe um pensamento lá da minha década de que dar colo era equivalente a mimar o bebê e a criança (colo serve também para criança).
Daí gente, que nesse pensamento, deixar o bebê chorando é óbvio né?

MAS...que bom que nisso a gente também pode mudar de opinião e fazer melhor.

E a gente resolveu trazer este assunto aqui no Tempojunto, por que a gente sabe o quanto o choro da criança tem o poder de tirar a gente do prumo. Parece que a gente vai explodir. E dá pena também. A tentação do deixar o bebê chorando é grande. Mas está errado.

Tocar e abraçar o bebê quando ele chora, reduz o estresse, diminui os episódios de choro, contribui para criar uma rotina de sono.

07:17 - Estudo 1 - Alimentação e abrigo não bastam.
AVISO: ESTE TIPO DE ESTUDO HOJE É PROIBIDO POR CONTA DO ABUSO E MAUS TRATOS COM ANIMAIS. ENTÃO, O MELHOR QUE PODEMOS FAZER É RESPEITAR ESTES ANIMAIS QUE SOFRERAM E APRENDER COM ELES.

O estudo concluiu que o apego, o carinho de um adulto é tão importante quanto comida e abrigo para a sobrevivência e o desenvolvimento.

10:35 - Estudo 2 - Mãe Canguru

Só que o choro do bebê traz um turbilhão de sentimentos. Mistura a irritação você sobe pelas paredes, com o cansaço da falta de sono, com o dó que sentimos do bebê, com a frustração de não conseguir fazê-lo parar de chorar.

14:14 - Estudo 3 - Ele comprovou que mães desinteressadas, geram filhas ansiosas, que serão mães desinteressadas. Mas mães biológicas desinteressadas, que têm as filhas criadas por mães adotivas carinhosas, geram filhas saudáveis que são mães carinhosas.

Ou seja, vale o colo de todo mundo. Do pai, da mãe, da tia, padrinhos. O contato de carinho que a gente dá quando o bebê chora, reduz o cortisol (que é o hormônio que liberamos quando estamos em perigo) e o bebê fica mais tranquilo, tendendo a ter menos estresse e chorar menos.
Nunca é tarde demais para oferecer um colo.

Edição do Vídeo: Flor do Cerrado Filmes

========================================================

Links deste vídeo:

7 passos para montar uma rotina com seu bebê: bit.ly/7passos-YT

Experimento de Harry Harlow - Os efeitos da privação do apego - history.uol.com.br/noticias/os-terriveis-experimentos-que-investigaram-o-amor

O experimento de Harlow e sua teoria do apego - amenteemaravilhosa.com.br/experimento-harlow-teoria-do-apego/

Técnica de contato e massagem em prematuros, de Tiffany Field: ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2844909/

Estudo sobre mãe carinhosa X mãe desinteressada: apa.org/monitor/2009/10/epigenetics

Environmental programming of stress responses through DNA methylation - pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16262207/

NORO, G.; GON, M. C. C. Epigenética, Cuidados Maternais e Vulnerabilidade ao Estresse: Conceitos Básicos e Aplicabilidade. Psicol. Reflex. Crit. Porto Alegre, v. 28, n. 4, p. 829-839, Dez. 2015

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Se você quer saber mais sobre o desenvolvimento das crianças de todas as idades e como aproveitar da melhor forma o tempo com os filhos com a brincadeira, encontre o Tempojunto aqui:

➡NO BLOG: tempojunto.com/

➡NO FACEBOOK: facebook.com/tempojunto

➡NO PINTEREST: br.pinterest.com/tempojunto/

➡NO INSTAGRAM: instagram.com/tempojunto/

==============================================
*O Tempojunto é um projeto voltado a mães, pais e adultos, com filhos ou que sejam cuidadores adultos de crianças. Nosso objetivo é trazer informações sobre o desenvolvimento infantil por meio da brincadeira e mostrar aos pais e mães como desenvolver uma parentalidade brincante, melhorando o vínculo com os filhos e contribuindo para seu desenvolvimento.

As autoras do Tempojunto - Patricia Marinho e Patricia Camargo - que apresentam os vídeos, são especialistas em desenvolvimento infantil pelo brincar e trazem aqui informações com base em estudos do desenvolvimento das crianças pela neurociência, além do conhecimento e análise das diversas linhas de pensamento sobre o desenvolvimento e educação infantil.

  • Porque você tem que pegar seu bebê no colo Reduzindo o choro e estresse da criança ( Download)